WORKSHOP DE EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE

Workshop Embalagem & Sustentabilidade de 2020 será no formato ONLINE e palestras ao vivo (transmissão por streaming), apresentando uma visão ampla, prática e atual das necessidades básicas para criar embalagens mais amigas do meio ambiente. Tratará das práticas que contribuem para a melhor adequação técnica da embalagem e ainda promove e valoriza processos mais sustentáveis e que refletem significativamente na sustentabilidade de todo o processo produtivo. Discorrerá sobre os temas Análise de Ciclo de Vida, rotulagem ambiental, reciclagem, definição de materiais, Política Nacional de Resíduos Sólidos, inovações que podem fazer a diferença e, ao final, propõe a discussão desses assuntos com os participantes.

É dedicado aos convertedores de embalagens e principalmente os  donos de marca que que buscam desenvolver embalagens mais sustentáveis, serão apresentados as últimas tendências mundiais voltadas para o tema, exemplos de cases reais de sustentabilidade.

 

O WORKSHOP

O corpo docente é formado por professores do Instituto de Embalagens e convidados que, com ampla experiência nacional e internacional e as competências necessárias nas áreas produtivas e comerciais. O profissional amplia e aprofunda seus conhecimentos e habilidades sobre sustentabilidade.

ASSUNTA CAMILO
Diretora – INSTITUTO DE EMBALAGENS

Engenheira Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Administração Industrial pela FCAV/USP e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Business School. Possui cursos na área de embalagens no Brasil e no exterior, além de estágios na Alemanha e nos Estados Unidos.

 

Claudio Marcondes
Engenheiro de Materiais
Engenheiro de Materiais pela UFSCAR. Pós-graduado em administração Financeira, Administração de Marketing e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. Atua há 30 anos no mercado de plástico. Nos últimos anos tem desenvolvido o mercado de nanotecnologia, representante de empresas como Argus e Lumitech. Atualmente é consultor na área de polímeros e nanotecnologia. Professor do Instituto de Embalagens.
Cesar Sanches

Cesar Sanches é Diretor de Sustentabilidade e Marketing Estratégico da Valgroup. Ele está sediado em Lorena, SP, Brasil, e supervisiona uma série de projetos para apoiar o desenvolvimento de uma economia circular robusta para plásticos, incluindo plantas de reciclagem mecânica e química inovadoras, instalações de coleta e triagem de resíduos, design otimização, automação, robótica, IA e embalagens sustentáveis. Cesar é doutor em engenharia pela Universidade de São Paulo, Doutor em Economia pela Universidade de Aberdeen e Gestão de Sustentabilidade Empresarial pela Universidade de Cambridge. Ele também trabalhou em grandes projetos de capital em todo o mundo enquanto vivia na Escócia, Reino Unido.

Ricardo García

É graduado em química industrial. Atua há mais de 30 anos na área de meio ambiente em empresas do ramo químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, de consultoria e de representação industrial.


Especialista em resíduos sólidos, áreas contaminadas e efluentes do departamento de meio ambiente da FIESP. Coordenador da bolsa de resíduos e do cadastro eletrônico de prestadores de serviços em meio ambiente da FIESP.


Representante da CNI na câmara técnica de qualidade ambiental e gestão de resíduos do conama. Representante da FIESP em fóruns de discussão sobre resíduos sólidos e áreas contaminadas.

SIMONE RUIZ
Consultora de projetos no Instituto de Embalagens e FuturePack.
Bacharel em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com Pós-graduação em Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e gestão corporativa de carbono pela UFPR e formação pedagógica em Química. Realizou cursos relacionados a embalagens nos EUA e Europa. Atuou por 24 anos na Indústria, nas áreas de Pesquisa e desenvolvimento de Embalagens, Qualidade e Gestão de projetos de Inovação. Trabalhou nas empresas: Nestlé, Mondelēz e Antilhas Embalagens. Liderou projetos de marcas líderes de mercado no Brasil, Argentina e México. Coordenou projetos de desenvolvimento de embalagens flexíveis, rígidas, papelcartão, papel, papelão ondulado, lata, adesivos entre outros. Coautora dos livros: Embalagem Melhor. Mundo Melhor; Better Packaging. Better Word; Embalagens de Papelão Ondulado.

Caio Y. Nakagawa

Gerente Geral da Furnax

Desde 2006 atua no mercado de impressão (offset e digital).

Já esteve em mais de 20 países e morou em Tóquio (Japão) como gerente de vendas para as Américas e Europa.

Durante mais de 5 anos gerenciou os produtos de acabamento gráfico e equipe comercial do Grupo Furnax.

Valéria Michel

Valéria Michel é engenheira química pela FEI e especializada em Gestão Ambiental pela Unicamp. É diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak do Brasil e Cone Sul e atua há 20 anos na área. Na companhia, é responsável por todas as iniciativas relacionadas a economia circular de baixo carbono, reciclagem, coleta seletiva, educação ambiental e sustentabilidade.

ESTEVÃO BRAGA

Gerente de Sustentabilidade| BALL BEVERAGE PACKING SOUTH AMERICA

Chefe de Sustentabilidade na Ball Beverage Packaging South America. Responsável pela estratégia de sustentabilidade da Ball Corporation na América do Sul, visando aprimorar a pegada de sustentabilidade dos  produtos para clientes e sociedade. Estevão é formado em Engenharia Florestal pela ESALQ/USP, com MBA em Administração pelo IBMEC. Atua a mais de 20 anos com sustentabilidade, tendo trabalhado no terceiro setor em entidades como Imaflora e WWF e no setor privado nas empresas Suzano S/A e Ball América do Sul.

Workshop ONLINE

Horário: das 08:30 às 17:00 hs.

Transmissão será feita via streaming.
Você receberá Login e Senha para o acesso ao curso.

Valor de investimento: R$ 600,00

Material didático: Kit de referência e livro Embalagem Melhor. Mundo Melhor.

ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DO
FÓRUM EMBALAGEM & SUSTENTABILIDADE

FÓRUM EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE 2019

PATROCINADORES

IMAGENS DA EDIÇÃO 2019

WORKSHOP DE EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE

© 2020 – Workshop de Embalagem & Sustentabilidade